top of page
logo carneiro estatico site.png

MUSEU DE ARTE DO RIO

formação
com professores

Carioca da gema, amante do futebol e apaixonado pelo samba.

O historiador Luiz Antonio Simas é um profundo conhecedor desse São Sebastião do Rio de Janeiro. 

​

"Nas frestas dos muros institucionais, as ruas tecem soluções que, como a arte de pernas tortas de Mané Garrincha, driblam o desassossego de um Brasil ancorado no projeto colonial de exclusão e mortandade para, incessantemente, construir sentidos de encantamento".

OCUPA!

Já imaginou reunir entregadores, ambulantes, prostitutas e artistas num mesmo lugar para falar sobre as ruas?

O MAR não só imaginou como tornou isso realidade! 

Com rodas de conversa, oficinas práticas e intervenções artísticas.


 

PRETINHAS LEITORAS

O "Conversa de Galeria" de outubro de 2021 foi especial. Recebemos nada mais nada menos que Helena e Duda Ferreira, as Pretinhas Leitoras.

As irmãs gêmeas falaram sobre a seleção especial de livros infanto-juvenis que fazem parte da exposição "Crônicas Cariocas", em cartaz no MAR.

Crias do Morro da Providência, as duas tem um canal no YouTube que incentiva a literatura entre jovens que moram em contexto de violência urbana.

O projeto da Escola do Olhar conecta o MAR ao seu entorno de maneira educativa. Em 2021, jovens moradores da Zona Portuária participaram da elaboração de quatro vídeos experimentais ao longo do mês de agosto sobre os bastidores do museu. 

 

mar
nas

escolas

formação
com professores

Nosso curador-chefe participou de um Convite a Experimentar mais que especial. Na exposição "YORÙBÁIANO", em cartaz no MAR até maio do ano que vem, ele traçou paralelos entre os processos artísticos do artista Ayrson Heráclito e os conteúdos de ensino de história da arte.

BALLROOM

"No dia 26 de junho o museu realizou o evento "Ballroom no MAR", que contou com aulão de Vogue ministrado pelos performers Mickael Ramos e Bruxa Cósmica, BOICOTE live show e batalha com Bruxa Cósmica, Luky Roh e Dj Lym, e performances das artistes Irmãs Brasil Cosmos, Wallandra Cazul, Nani Cosmos, Camylla e Bassetuda Império."
 

no mar

Naipes pretos

no mar

â€‹É um baralho que destaca o trabalho de figuras  negras da nossa história. Muitas delas, presentes no evento, foram surpreendidas e se divertiram.

bottom of page